As empresas que se dedicam às atividades de importação e exportação, em sua grande maioria, ainda não percebeu a profunda mudança ocorrida, em termos contratuais, no seio da Cadeia Aduaneira, mormente com os depositários Aeroportuários e Portuários. O que era público passou para a administração da empresa privada, os dados que antes estavam protegidos por sigilo fiscal em razão do exercício de função pública, agora estão disponíveis e acessíveis a funcionários privados.
As empresas devem buscar conhecer, identificar e mapear, em conjunto com o provedor dos citados serviços de armazenamento, qual é o fluxo operacional de seus documentos fiscais e comerciais e quem são os responsáveis por garantir que tais informações e dados não possam ser transmitidos a outrem, sem a devida e necessária autorização. Este risco é concreto, real e deve ser mitigado por meio de contrato entre as partes envolvidas.
Como se observa, o risco de vazamento de informações críticas da empresa é grande e deve ter tratamento adequado pela organização. Contudo, é alarmante que, ainda hoje, empresas façam a contratação de profissionais, com amplo acesso a seus dados e documentos, e mesmo assim, contrato algum é entabulado, nenhuma regra é estabelecida em termos de sigilo comercial e fiscal.
A CARGOPACK por meio de sua equipe de profissionais pode orientar e prover sua empresa com soluções adequadas para prevenir e corrigir essas falhas, minimizando impactos negativos em seus negócios.